Blog de Finanças | 13 Dezembro 2017

Três conselhos Talentia para melhorar os seus processos de Reporting financeiro

Reporting

O Reporting financeiro é uma tarefa-chave para todas as empresas. Dada a crescente pressão a que se vêem submetidos os profissionais financeiros para produzir relatórios precisos, e controlar os dados corretamente, é essencial que o processo seja eficiente e diminua o risco de erros sempre que possível.
Existem alguns passos simples que se devem ter em conta para tornar a tarefa de Reporting mais fácil.

1. Tenha uma só fonte de dados

Embora muitas empresas ainda dependam insistentemente de folhas de cálculo, diversos estudos demonstraram que esta ferramenta provoca erros. Ao manter todos os dados num só lugar, evita os riscos associados à manipulação de múltiplas folhas de cálculo. Situação, esta, em que a probabilidade de cometer um erro aumenta drasticamente. Considera-se que as folhas de cálculo são uma solução barata e fácil de utilizar, embora, na realidade, a recolha de dados de diversas fontes seja uma perda de tempo. Na realidade, a consolidação dos livros é um enorme desafio, em especial para as grandes empresas. Outro problema que surge é o controlo de versões com vários utilizadores que modificam os documentos em diferentes momentos e anulam o trabalho previamente guardado. Contar com uma fonte segura, onde os dados estão consolidados e são atualizados automaticamente, permite confiar na precisão do seu trabalho de reporting.

2. Colabore de forma eficaz

Andar atrás das pessoas por telefone ou correio eletrónico para estar a par do progresso das tarefas pode ser difícil e stressante. Os sistemas que têm ferramentas de fluxo de trabalho oferecem um controlo visual que permite verificar em que estado se encontram os processos e quem é o responsável de cada etapa. Esta estratégia permite aos utilizadores colaborar eficazmente nos projetos, estabelecendo-se ações de controlo mútuas. Deste modo estará sempre ciente de cada fase do processo e do progresso de cada membro da equipa.

3. O auto-atendimento é fundamental

Normalmente, à medida que as empresas crescem, também cresce o número de utilizadores do software financeiro. Os sistemas com auto-atendimento diminuem o tempo gasto na introdução e manipulação de dados na sede, o que permite à sua equipa dedicar-se à tomada de decisões empresariais. Por questões de segurança, os utilizadores podem ser agrupados e pode ser-lhes oferecido o acesso a apenas algumas funções ou gráficos, o que significa que a informação financeira crítica pode manter-se bem guardada, mesmo com muitos utilizadores.
Agora pense, faz estas três coisas de maneira eficaz na sua empresa atualmente?

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