Blog RH | 26 Dezembro 2018

Como e porque é que «a nuvem» está a transformar os departamentos de recursos humanos

Nube HR-min

Historicamente, os departamentos de recursos humanos – fundamentais para a gestão do talento empresarial em todo o mundo – concentraram-se principalmente na componente de “recursos” e muito menos no termo que realmente importa: “humano”. A transformação tecnológica está a  devolver o protagonismo às pessoas e a obrigar as empresas a embarcar num combio em que também viajam o talento do futuro, o desenvolvimento e o sucesso empresarial.

O recrutamento através de redes sociais tem sido uma realidade há algum tempo. De fato, os últimos estudos especializados na área de recursos humanos detetaram perfeitamente a tendência. A gestão do capital humano, o novo paradigma da comunicação interpessoal e as novas posições adquiridas pela empresa e pelo trabalhador, empregador e empregado – muito mais próximas entre si – formam um cenário novo e estimulante. Neste cenario, 75% das empresas começam a tomar posições e a desenvolver novas estratégias para transformar estes departamentos.

Apesar disso, apenas 20% das empresas têm um método real para as ações necessárias. Isto é indicativo de que se trabalha de forma pontual e de que não existe uma estratégia global que tenha em conta esta transformação, dentro do conjunto de processos de desenvolvimento empresarial, com coerência e com um objetivo claro bem definido.

A tecnologia oferece novas alternativas para a gestão do talento

Quando se trata de analisar a maturidade digital em recursos humanos e a gestão de talentos dentro de grandes empresas, o uso de redes sociais no recrutamento destaca-se, é verdade. Mas, ao mesmo tempo, novos canais e ferramentas digitais de comunicação interna também surgiram, assim como ferramentas que permitem a digitalização de processos. Também se estão a migrar para o ambiente digital, ferramentas analógicas, com base na “tradição” do funcionamento empresarial.

O objetivo, em suma, é construir boas equipas. Mais flexíveis, melhor conectadas, com mais habilidades de autoconhecimento e canais de comunicação bidirecionais mais fluidos. A tecnologia oferece às empresas um maior número de possibilidades para aumentar a produtividade, promover talentos e incentivar a colaboração. E esse tipo de transformação acontece longe dos escritórios ou da sede física das diferentes empresas. Tudo isto está a acontecer na “nuvem”.

Software de gestão empresarial para liderar a transformação tecnológica

Nesta trajetória de adoção de novos paradigmas tecnológicos, as diferentes soluções de software de gestão empresarial permitem que os responsáveis por recursos humanos conheçam em pormenor e se aproximem cada vez mais das suas equipas. Isso implica conhecer todos os detalhes necessários sobre as capacidades dos funcionários, os possíveis caminhos de desenvolvimento pessoal e profissional dos membros da equipa e, com isso, gerir talentos de forma global.

Isto não apenas melhora o nível e a intensidade da colaboração entre os departamentos. Também permite uma melhor tomada de decisão em tempo real, adaptada às necessidades de cada momento e apoiada por informações fiáveis. A adoção de uma estratégia global, que maximize os benefícios de uma adequada gestão de talentos, também permitirá adotar uma posição de liderança competitiva num caminho de transformação tecnológica para o qual nenhuma empresa que aspire ao sucesso pode escapar.