Blog RH | 4 Dezembro 2018

Como manter os seus colaboradores motivados para o novo ano

Motivacion 2019-min

O regresso ao trabalho depois de uma pausa bem merecida é o melhor momento para “re-motivar” e dar energia aos seus colaboradores. Certamente que algumas resoluções terão sido tomadas, tanto a nível pessoal como profissional, vamos então utilizar essa nova atitude e preparar o caminho para um ano próspero.

Aqui estão algumas dicas para se motivar para o Novo Ano:

Foco

O início de um novo ano é uma excelente forma de relembrar os seus colaboradores sobre a visão da empresa e os objetivos para o próximo ano. Este é um bom momento para motivar colaboradores e entender como estes se enquadram no quadro geral e com respeito à obtenção dos objetivos estabelecidos.

Escreva os objetivos

Este é o momento ideal para fazer planos de melhoria. Comece com uma lista de objetivos alcançáveis. Pode ser apenas o estabelecimento de pequenas metas que sejam facilmente alcançáveis ​​ou mesmo a definição de alguns objetivos mais relevantes. Criar esta lista vai ajudar a preparar o próximo ano. Por exemplo, se quiser alterar posições dentro da empresa, descubra o que necessita para avançar.

Envolva as suas equipas no processo de planeamento

Peça a opinião aos seus colaboradores desde o início da estratégia ou processo de planeamento. Isso aumentará inadvertidamente a motivação dos mesmos, quando eles conseguirem opinar e expressar o seu apoio e / ou preocupações desde o início. Desta forma, quando chegar a hora de executarem estes objetivos, já terão investido no que precisam fazer, em vez de se sentirem obrigados.

Lidere o Ano Novo como uma equipa

O sucesso de uma empresa depende do quão bem os seus colaboradores trabalharem juntos. Portanto, uma ótima forma de garantir que as suas equipas estão em sincronia é ter uma reunião completa com todos os colaboradores. Esta é uma ótima oportunidade para reunir toda a empresa e discutir o rumo para os próximos meses, bem como as metas que eles devem atingir. Quer seja no seu escritório, numa videoconferência ou numa reunião, ter uma reunião com toda a empresa ajudará os seus colaboradores a concentrarem-se e saberem qual é o objetivo comum para os quais todos estão a trabalhar.

Dar feedback positivo

É importante que os líderes incentivem os colaboradores e forneçam feedback positivo sobre o trabalho deles. Partilhar feedback construtivo e produtivo com os seus funcionários pode fazer uma diferença enorme. É importante que os funcionários recebam comentários frequentes sobre o seu trabalho e progridam para crescer. O feedback ponto a ponto, como endossos em habilidades específicas, agradecimento por ajudar num projeto, pode ajudar a motivar e encorajar os seus funcionários. Ser reconhecido pelas conquistas de um colega pode ter um impacto muito positivo no seu desenvolvimento.

Divirta-se!

Muitas vezes os colaboradores encontram-se numa rotina divertida! Ir e voltar do trabalho torna-se muito rotineiro. Ajude a injetar um pouco de diversão de volta ao dia pensando em formas de mudar a clima no trabalho. Desde celebrações de aniversário a festas de happy hour até mesmo organizando almoços, faça um esforço para celebrar com a maior frequência possível. As pessoas não aguentam um mau ambiente de trabalho, por isso, ser proactivo em manter uma cultura divertida e fresca manterá os seus funcionários motivados e manterá as um ambiente interessante e divertido.

 Ouça seus funcionários

À medida que as cargas de trabalho se acumulam, é fácil perder a noção de como evoluem os seus funcionários. E às vezes descobrem-se situações tarde demais. Por isso é importante discutir objetivos de carreira, expectativas e aspirações e entender o clima da empresa. Ao fazer isso, poderá resolver quaisquer problemas antes que estes surjam, e evitar a insatisfação entre os funcionários. Utilize a oportunidade para realizar entrevistas. O objetivo é entender as razões pelas quais os colaboradores optam por ficar, a hipótese de entender o nível de satisfação dos mesmos e o clima da empresa. As respostas podem ajudar a melhorar sua estratégia de recursos humanos.

Portanto, se procura ajuda para envolver a sua equipa e motiva-la para o Ano Novo, faça um plano, defina objetivos alcançáveis e mantenha os seus colaboradores envolvidos. Eles, por sua vez, ajudarão a impulsionar o sucesso dos seus negócios!

Se achou este artigo útil, partilhe e ajude outras pessoas.