Blog RH | 10 Janeiro 2018

Viu a minha equipa? Abordagem GLOCAL à gestão de talento

EPE

Para empresas que operam a uma escala global, uma estratégia de gestão de talento em toda a empresa é essencial para alinhar e atrair os seus colaboradores. Paralelamente, equipas localizadas devem ser flexíveis para se adaptarem às práticas regionais e normas culturais. Para aquelas que optam por implementar tecnologia de Recursos Humanos (RH) para facilitar essa abordagem, as diversas opções de moeda e idioma são obrigatórias para assegurar que os Recursos Humanos são geridos local e efetivamente, sem complicações aquando da adaptação desta informação para a sala de reuniões.

Soluções de gestão de talento, e os seus benefícios variados, oferecem um vasto leque de diferentes opções para responder a uma variedade de objetivos de negócio. Esta estratégia simboliza o surgimento de uma abordagem glocal para a gestão de RH, a qual as empresas visionárias estão a começar a adotar para manter a competitividade na guerra global de talentos e superar os desafios na indústria, como a falta de capacidades. À medida que a gestão de talentos se torna num tópico cada vez mais intenso nas salas de reuniões, é essencial que os membros da direção tenham uma visão geral do seu pessoal, com uma separação clara do que isto parece a um nível local.

Liderança da corrida na guerra global pelo talento
À medida que o mercado de trabalho se torna mais competitivo, os candidatos estão mais conscientes do que nunca do seu valor de mercado. Conseguir e manter talentos de topo nunca foi tão importante. É por isso que dados pessoais precisos e atualizados, que permitem aos gestores identificar hotspots de elevado desempenho e funcionários com potencial, ao mesmo tempo que localizam áreas problemáticas, são obrigatórios para a direção. Num mundo cada vez mais interligado, gerir estes conjuntos consideráveis de dados e extrair ideias úteis para benefício comercial é um desafio considerável.
De acordo com Anthony Hesketh, Senior Lecturer na Lancaster University Management School, o mundo dos negócios está mais a tornar-se cada vez glocal. “Há uma pressão acrescida para contratar pessoas através de áreas locais. A guerra por talento está a dominar absolutamente tudo”. Isto significa que os gestores nos dias de hoje têm de estar preparados para lidar com equipas que foram formadas com base nas capacidades dos indivíduos, em vez da sua presença numa localização comum. Isto pode criar problemas de comunicação e explica a adoção crescente de estratégias glocais de RH pelas empresas para gerir talento internacionalmente.

Reconhecer talento além fronteiras
Se há escassez de características numa zona particular de um negócio, a estratégia glocal vai ajudar a identificar talento noutros departamentos ou zonas dentro da empresa para ajudar a preencher o hiato. Não só esta abordagem foi conhecida por criar uma filosofia de cultura partilhada, mas as empresas estão a começar a tirar vantagem total dos avanços nas tecnologias de comunicação, permitindo às equipas globais trabalharem juntas em tempo real. Isso também facilitou a necessidade de uma mudança física de pessoal de um local ao outro e com a aceitação de estratégias glocais de RH apenas se espera que aumente. O conceito de equipa como nós o conhecemos está sempre a mudar e vai continuar daqui para a frente.

A Talentia HR permite que os membros da direção analisem os dados estrategicamente para perceberem os problemas à volta da gestão de talentos.

Saiba mais sobre a forma como a nossa tecnologia pode ajudar o seu negócio aqui.