Blog RH Non classé | 11 Abril 2019

A Igualdade como fator de fortalecimento do capital humano

desiguadad por genero-min

O capital humano é o ativo mais importante que a sua empresa possui. Os rácios financeiros, os balanços, os produtos, os fornecedores, os investimentos… Tudo isto contribui para um bom estado de saúde das empresas e as direcionam no caminho do sucesso. No entanto, se não existirem pessoas que sustentem tudo isto, nada feito. A gestão de talentos é uma das tarefas estratégicas, na qual se deve prestar mais atenção. E uma perspetiva igualitária dessa gestão de recursos humanos só trará benefícios.

A presença de mulheres na realidade empresarial ganhou muito destaque nas últimas décadas, felizmente. No entanto, o movimento feminista está a atravessar as consciências por todo o mundo alertando-nos que o caminho que está à frente ainda é longo e difícil. Cabe a cada um adotar uma perspetiva genuinamente feminista – isto significa a defesa da igualdade de género – na gestão de seu capital humano. É uma oportunidade única para a sua empresa usar o poder das mulheres como um valor diferencial.

O seu objetivo deve ser eliminar a diferença salarial

Segundo as Nações Unidas, em média, as mulheres continuam a ganhar cerca de 23% menos que os homens no mercado de trabalho a fazer o mesmo que os elementos do sexo masculino, ou seja, as mulheres ganham 77 cêntimos por cada euro que ganham os homens. Embora o senso comum lute contra essa injustiça, a triste realidade é que, em empresas privadas e públicas, a diferença salarial ainda prevalece.

Se usar ferramentas de software de Gestão de Capital Humano nos seus negócios, poderá monitorizar os pagamentos e outros incentivos económicos. Será muito fácil, identificar se existe alguma tendência que contribua para perpetuar a desigualdade. Uma vez identificado o seu principal objetivo deve ser eliminá-lo de raiz. O mesmo salário deve corresponder ao mesmo perfil, competência, responsabilidade e trabalho. E é aqui que a tecnologia pode ajudá-lo a diferenciar não por género, mas pelo desempenho realizado por cada pessoa dentro da sua empresa.

Eliminar barreiras a nível de gestão

Da mesma forma, deve permanecer atento antes da existência de possíveis “telhados de vidro” na sua empresa. Não existem normas explícitas, políticas definidas ou práticas que tornem este obstáculo tangível, mas os dados são incontestáveis: apenas 22,5% das empresas têm uma mulher como conselheira. Existem também barreiras na evolução do potencial das carreiras profissionais, se falarmos de mulheres.

A sua empresa deve informar de forma clara todos os elementos do seu capital humano. Se pretender desenvolver-se profissionalmente, as possibilidades de evolução, mudança de trabalho e promoção não devem ser limitadas por questões de género. Nem em cargos de maior responsabilidade e com tarefas gerenciais.

Nem um passo atrás, contra o assédio

Não se aborda de maneira transparente, mas existe assédio sexual dentro da empresa. Sendo assim terá que enfrentar este tema, caso isso ocorra a sua empresa deverá apresentar estruturas, mecanismos, profissionais e protocolos para lidar com essas situações. Homens e mulheres – mas especialmente estas últimas – devem saber que estão protegidos e apoiados. O espaço de trabalho deve ser 100% seguro para todos e deve ser possível relatar um episódio de assédio, garantindo tanto o anonimato quanto a presunção de inocência.

A conciliação familiar, um fator adicional

Muitos dos seus funcionários – tanto funcionários como potenciais, voltados para o futuro – irão valorizar de forma muito positiva que na sua empresa existam políticas ativas, efetivas e iguais de conciliação familiar. Este tipo de dinâmica também poderá ser projetado de forma eficaz com software de gestão de negócios. Nenhum membro da sua equipa, independentemente de ser homem ou mulher, deve considerar a escolha entre cuidar da sua família ou prosperar na esfera profissional. Se a sua empresa se distingue por promover a conciliação familiar, não será apenas uma empresa na qual será desejável desenvolver uma carreira profissional. Também será mais produtiva!

Se pretender obter mais informações ou deixar-nos uma mensagem, poderá fazê-lo aqui