Blog RH | 11 Dezembro 2019

HRIS: o que são e quais os benefícios para a gestão de RH

HRIS

 

A transformação digital trouxe grandes mudanças para os departamentos de RH, introduzindo o HRIS (Human Resources Information Systems) nos métodos de trabalho, entre outros. Os Sistemas de Informação de Recursos Humanos são sistemas que gerem todas as informações relacionadas com o capital humano das empresas, ou seja, o software que ajuda o departamento de recursos humanos a controlar todas as informações de seus trabalhadores. Deseja saber o que são e como os HRIS podem beneficiar a sua empresa? Neste post, mostramos tudo o que precisa saber sobre a implementação desses sistemas.

Os HRIS ajudam as empresas e os departamentos de recursos humanos a trabalhar com muito mais eficiência. Esses sistemas permitem gerir toda a empresa, desde os trabalhadores e a contratação de novos empregados até à contabilidade. A maior vantagem que um HRIS pode oferecer a uma empresa é que ele irá gerir toda a sua atividade através do mesmo interface.

Controlar através de um sistema digital, os RH podem ter o trabalho facilitado, economizando tempo e custos. Além disso, as informações geridas pelas bases de dados de HRIS são muito valiosas; consequentemente, a tomada de decisão do departamento de recursos humanos é muito mais simples e precisa.

Uma boa estratégia digital para a gestão de Recursos Humanos, acompanhada por um software de gestão eficaz, pode trazer grandes benefícios às empresas, independentemente do tamanho, setor e idade. Em baixo, mostramos alguns dos mais importantes benefícios em termos de gestão de capital humano.

Informações de RH acessíveis

A implementação de um sistema HRIS pode economizar muito tempo ao departamento de recursos humanos ao consultar uma informação sobre trabalhadores ou empresa, sem perder tempo a olhar para milhares de documentos. As informações podem ser encontradas com o clique de um botão e de relance, uma vez que a digitalização é acessível, visual, clara e ordenada. Cabe ressaltar que, além disto, não há risco de perda de informações, pois sempre haverá um backup que permite restaurar a versão mais recente.

Melhoria da comunicação entre o departamento de RH e outros trabalhadores

Um dos destaques de um sistema HRIS é que ele pode facilitar bastante a comunicação entre trabalhadores, departamento de recursos humanos e gestores. Uma comunicação simples e estreita ajudará muito no relacionamento profissional e interpessoal de todos os membros da empresa, melhorando a comunicação interna e o ambiente de trabalho.

Processos de seleção otimizados

Os sistemas de informações de RH beneficiam diretamente todo o processo de seleção de colaboradores; Essa tarefa será muito mais simples e mais ágil para o departamento de recursos humanos se tivermos a ajuda de um HRIS.

Um software de gestão com essas características ajudará a Direção de RH em vários aspetos para o recrutamento de pessoal. Entre outros, identificar as necessidades da empresa, a publicação de vagas, a recolha automática de currículos dos candidatos, o planeamento das diferentes fases do processo de seleção e a sua monitorização e, por fim, a incorporação e formação de novos trabalhadores.

A implementação de um HRIS no departamento de recursos humanos pode ainda trazer grandes benefícios, como redução de custos e horas de trabalho. Sabemos que cada cliente é diferente, por isso trabalhamos pessoalmente para entender as suas necessidades e oferecer soluções personalizadas e eficazes. Tire o máximo proveito dos seus recursos, graças aos diferentes sistemas de gestão de capital humano que oferecemos na Talentia.

 

Siga-nos no LinkedIn