Blog RH | 10 Junho 2019

O plano de desenvolvimento profissional como «seguro» contra a fuga de talento

desenvolvimento professional-min

Noutras ocasiões, falamos sobre a importância do capital humano, percebendo a sua empresa como o ambiente ideal para crescer, tanto profissional quanto pessoalmente. A sua empresa deve projetar-se no exterior, mas também internamente para os membros da sua equipa, como o melhor lugar possível para o cumprimento, tanto das metas pessoais quanto das realizações profissionais.

É por isso que uma gestão adequada e inteligente do talento deve ser responsável: ter em conta – e equilibrar – todas as variáveis possíveis em cada caso particular, para que cada pessoa talentosa possa extrair todo o potencial, além de seguir um caminho que o ajude a si próprio com as suas aspirações, contribuindo para a estratégia e atingindo os objetivos gerais da empresa.

Essa gestão inteligente de talentos também é a melhor forma de retê-lo e evitar que os trabalhadores com mais talento, criatividade e capacidade de crescimento o abandonem em busca de “melhores oportunidades”.

O papel do plano de desenvolvimento profissional na gestão de talentos

A melhor maneira de lidar com uma questão tão complexa – mas estrategicamente essencial – é desenvolver um plano, um “roteiro”, por dar-lhe um nome. E é disso que trata o plano de desenvolvimento profissional. Falamos de um método que permite «avaliar» a vida profissional, o momento concreto em que a pessoa em questão se encontra e onde quer chegar e o que pode alcançar, bem como a maneira de o fazer.

Esse plano de desenvolvimento, deve incluir, como é lógico, as prioridades profissionais do elemento individual do capital humano, o que é importante para ele e por que motivo.
Deve ficar claro qual a sua motivação e objetivos. E claro, também deve incluir os diferentes objetivos da empresa, de acordo com as suas próprias estratégias e objetivos.

Trata-se de planear uma viagem juntos. Veja até onde vai a empresa, e até onde convergem nesse percurso, com os objetivos pessoais e profissionais dos seus melhores talentos. Trata-se de reforçar ao máximo possível o potencial de ambas as partes.

O software de gestão de negócios é o seu aliado para um plano de desenvolvimento profissional

Esse caminho partilhado – que envolve toda a organização, e isso é importante destacar – tem a sua complexidade, como se pode imaginar. Não só porque cada pessoa tem diferentes talentos, aspirações e objetivos. Também porque a gestão de talentos, se for para ser feita de forma inteligente, deve ser coordenada.

Seria um pesadelo organizacional para o seu departamento de recursos humanos mostrar possíveis formas de desenvolvimento profissional de forma individualizada, planear incentivos, encontrar lacunas para melhorar talentos ou aspirações específicas com todos e cada um dos seus trabalhadores sem perder de vista a qualquer momento a visão geral estratégica da organização. Sem ver a “the big picture”.

Felizmente, o software de gestão de negócios da Talentia e as suas incríveis funcionalidades – escalabilidade, modularidade, inteligência artificial, etc. – permitirá que desenvolva todos os planos de desenvolvimento profissional requeridos pela gestão de talentos. Não apenas de forma intuitiva e cómoda para qualquer pessoa envolvida no processo. Também com flexibilidade suficiente para fazer mudanças em tempo real, ao mesmo tempo que planeia e faz essa viagem de crescimento com os seus melhores talentos que, nessas condições, dificilmente vão pensar em dar o seu melhor noutro lugar.