Noticias | 7 Abril 2020

Dose de tecnologia frente à atual incerteza

Dose de tecnologia frente à atual incerteza – Talentia Portugal

A crise sanitária desencadeada pelo COVID-19 fez soar todos los alarmes. Para além do problema sanitário que enfrentamos, teremos pela frente outros derivadas e relacionadas que superar. A incerteza aumenta depois da alteração na forma de trabalhar de várias empresas e muitas destas sentem “o chão a fugir debaixo dos seus pés”. Mas a tecnologia oferece-nos uma valiosa ajuda que pode servir como amortecedor.

Na digitalização pode estar a resposta para sair reforçado no futuro. A decisão de implementar uma gestão de RH digital, assim com uma gestão automatizada do departamento financeiro podem minimizar consideravelmente o impacto e até abrir janelas de oportunidade. Da nossa parte queremos apresentar a nossa «teoria dos quatro “T”» como resposta à atual situação de instabilidade.

T de Tecnologia

Esta é, sem dúvida, a alavanca para proporcionar um apoio para a sobrevivência empresarial. Nestes momentos tão complexos, a tecnologia é um aliado estratégico com um poder incrível. Facilita e agiliza os processos de trabalho, permite uma maior monitorização do que acontece a cada momento, sem importar a distância. Também garante uma análise detalhada e completa de cada situação, ao proporcionar uma visão global do estado de negócio num determinado momento. Garante ainda poder atuar com celeridade, se a situação altera de forma inesperada. A gestão de finanças digital pode fazer uma empresa crescer muito, apesar dos tempos de crise.

T de Trabalho em equipa

Se há algo que que começa a ficar claro com esta situação provocada pela crise do coronavírus é que em momentos difíceis, o trabalho em equipa, a solidariedade e a colaboração são a única maneira de atuar para superar estes momentos difíceis. Implementar uma solução tecnológica, que leve a uma gestão de RH digital, a fomentar dinâmicas de trabalho em equipa e à criação de uma cultura de empresa centrada no desenvolvimento, pode ser o melhor caminho. Isto levará a um crescimento individual inegável, mas também a dinâmicas em que o apoio mútuo e o fomentar do crescimento coletivo, sejam o “pão nosso de cada dia”.

T de Tomada de decisões

Os momentos de incerteza muitas vezes requerem tomadas de decisões difíceis. A melhor forma de correr poucos riscos é contar com o máximo de informação possível. Graças a uma gestão de finanças digital, assim como uma gestão de RH digital, temos dados fiáveis, em tempo real,  ajustados à realidade de cada negócio e ainda com uma perspetiva global do mesmo. Todos os departamentos das empresas estão relacionados e atuam entre si. Que cada integrante de uma equipa de trabalho possa aceder num mesmo lugar à mesma informação, atualizada, favorece a coordenação, reduz o aparecimento de falhas e diminui riscos. E, por consequência, facilita muito o processo de tomada de decisões estratégicas em situações complicadas.

T de Talento

As pessoas com as que trabalhamos são o patrimônio mais valioso com que contamos. Isso é algo que também colocou em manifesto a crise do coronavírus nos RH. Saber que pessoa está mais preparada para uma determinada função é essencial. Numa empresa de 20 pessoas pode ser fácil conhecer esta informação. No entanto, em organizações maiores, necessitamos de uma ferramenta de gestão digital dos RH para ter acesso a todos estes dados.

A tecnologia é mais que uma ferramenta

A digitalização é agora mais que nunca uma necessidade do presente para as empresas, incluídas as áreas financeiras e de RH.

A implementação deste tipo de tecnologia pode gerar algumas dúvidas e incertezas, relativamente ao tempo de configuração e aos recursos necessários durante todo o processo. No entanto, os modelos SaaS facilitam muito a sua aplicação ao permitir efetuar toda a gestão de forma online e com tempo e custos reduzidos.

 

Siga-nos no LinkedIn