Blog RH | 16 Dezembro 2020

O e-learning e como aumentar o rendimento das equipas

e-learning

No contexto atual é essencial avaliar o rendimento das equipas à distância e realizar a formação precisa através do e-learning. O teletrabalho supõe um desafio para uma grande parte do pessoal. Para o diretor de RH bem como para o Learning & Development Manager, é muito importante detetar, avaliar e minimizar carências formativas nas hard skills necessárias para o trabalho à distância, pelo qual a gestão de a distância deve equilibrar o desenvolvimento da formação dos trabalhadores com o cumprimento dos objetivos e a manutenção da produtividade.

Este é o momento para a formação online aumentar a produtividade

Apesar do e-learning se configurar há anos como um elemento de valor no desenvolvimento dos colaboradores e na melhoria contínua das suas competências, o teletrabalho e a elevada incidência das TIC no funcionamento interno das equipas no cenário pós-COVID-19 exige de uma nova aproximação por parte dos responsáveis do departamento de RH.

Por um lado, devido à urgência de atualização deste tipo de aptidões e competências do capital humano da sua organização. Por outro, pela sua capacidade para melhorar os conhecimentos, potencialidades tecnológicas e a sua capacidade de resposta nas estratégias a curto e médio prazo.

Implementar um ambiente adequado de e-learning na sua empresa, na sua política de gestão de RH a distância:

  • Elimina as barreiras de espaço e tempo presentes na formação presencial.
  • Favorece a auto aprendizagem e a independência de talento no seu desenvolvimento tecnológico.]Aumenta exponencialmente a flexibilidade, para que a sua equipa receba formação ao seu ritmo, de maneira individualizada.
  • Acrescenta um atrativo extra à empresa, a ligar o desenvolvimento interno de itinerários curriculares à inovação e à tecnologia.
  • Posiciona à sua empresa num lugar responsável e de concorrência, a ter em conta as novas necessidades do next normal.

O rendimento e o e-learning, cada vez mais, de mãos dadas

O e-learning, na sua estratégia de gestão de RH à distância pode ter um impacto direto no modo em que a sua equipa responde no dia-a-dia. De acordo com um estudo da norte-americana Ambient Insight, 42% das empresas, aumentaram significativamente as suas receitas após terem aplicado o e-learning. Um aumento do rendimento das equipas à distancia, tem uma incidência direta nas contas.

Conforme uma investigação da Business Impact of Next-Generation, os funcionários que fazem uso do e-learning da sua empresa como método de formação interna, conseguiram gerar 26% mais de ganhos. E, ainda, os conhecimentos adquiridos através da teleformação, são mais efetivos. A taxa de retenção dos conhecimentos, chega apenas a 10%, enquanto que a formação à distancia atinge até 60%.

Melhoria do rendimento das suas equipas com a HR Suite da Talentia

Através do módulo Learning HR Suite da Talentia, a sua organização estará capacitada para desenvolver estratégias de formação ad-hoc, que irão melhorar as capacidades da sua equipa em modo multi-suporte, com dispositivos móveis e seguindo um modelo colaborativo.

Também será muito mais fácil para si identificar quais são as reais necessidades de formação, para poder vinculá-las a um catálogo de e-learning adaptado ao seu caso particular, resultando num programa mais eficiente e ajustado ao seu orçamento anual, bem como à estratégia de longo prazo.

Manter um feedback contínuo com os funcionários em relação ao seu desenvolvimento profissional

Com a Talentia, para além de poder utilizar o portal exclusivo dedicado à formação online — organizado de maneira lógica, centralizada e com uma projeção adaptável a futuras ações de formação —, pode-se realizar também uma avaliação do desempenho à distância, para assim conhecer as áreas de formação a fomentar com cada colaborador. Isto supõe uma enorme vantagem. Pudemos desenvolver reais planos de carreira para os nossos colaboradores, ao mesmo tempo em que atendemos às necessidades de talentos que a nossa empresa exige a curto, médio e longo prazo.

Por outro lado, nestes momentos, dispor de retroalimentação sobre o próprio trabalho, reforça a confiança em si mesmo e dá a opção de melhorar aquelas ações que não foram valoradas positivamente. A plataforma HR Suite da Talentia permite o feedback imediato entre os colaboradores e os gestores. Isto contribui ao reconhecimento das conquistas e melhoramentos, isto é, ao reforço positivo e de desenvolvimento.

Se estabelecemos uma estratégia que possa interligar formação, avaliação e feedback desde os RH, com base nos dados e nos objetivos da empresa, o rendimento do pessoal, apresentará uma tendência ascendente. Isto é pelo facto do funcionário se sentir parte da evolução da empresa e a consecução dos seus objetivos. Além disso, irá perceber de maneira positiva uma atitude proactiva do diretor dos RH em momentos de mudança, adaptação e procura de novas oportunidades.