Blog de Finanças | 3 Janeiro 2020

Inteligência financeira ao dispor dos CFOs em 2020

Inteligência financeira ao dispor dos CFOs em 2020

Como diretor financeiro, existem muitas tarefas nas quais a inteligência financeira o pode ajudar no próximo ano.

Se exerce o cargo de diretor financeiro, sabe que a sua função vai muito além do controlo orçamental e contabilistico. Algumas das linhas de ação estratégicas mais relevantes para uma empresa dependem em grande parte do seu trabalho. Deve agregar valor e desenvolver ações de forma eficiente e profissional.

É por este motivo, um bom momento para rever os objetivos para o proximo ano. Nenhum será demasiado complexo, mas certamente que se poderá implementar de forma muito mais efetiva com a ajuda de ferramenteas de inteligencia fineiceira como a suite financeira da Talenta Portugal.

1. A planificação de objetivos

Praticamente nenhuma das acções que desenvolva a sua empresa ao longo de 2020 se poderá realizar sem a sua intervenção. Provavelmente, porque cada ação debe estar 1) contemplada num plano estratégico geral e 2) devidamente contemplada no orçamento. Por esse motivo, a sua participação de forma ativa na definição de objetivos para o proximo ano é imprescindivel.

2. O controlo e limitação de despesas e dividas

Com a assistência adequada de um bom software de gestão contabilistico, pode ter “ligações curtas”, a despesas, dívidas bem como ao workflow da empresa. Graças à tecnologia, pode controlar de forma eficiente a faturação, cobranças e pagamentos. Também dívidas, previsões de pagamento e gestão de litígios.

3. Uma tesouraria saudável

Tanto no caso de trabalhar com grandes volumes ou da sua contabilidade ser mais modesta, ter em atenção o cashflow permitirá uma maior margem de manobra. Com a intervenção de um programa de gestão apropriado, pode trabalhar confortavelmente com previsões de caixa, gerir e agendar transferências automáticas e melhorar bastante sua interação com os bancos.

4. Sem problemas com as Finanças

Uma das maiores dores de cabeça para qualquer CFO é o relacionamento da empresa com a administração pública. Atualmente, a tecnologia permite controlar melhor a sua contabilidade geral, aceder e consultar manuais oficiais de contas, realizar análises financeiras, gerir os procedimentos relacionados com IVA, ativos imobilizados e impostos corporativos, entre outros procedimentos relacionados à legislação.

5. Revisão contabilistica

Uma das tarefas que mais repetirá ao longo de 2020 como CFO é a revisão de sua contabilidade. Não há duas empresas iguais. Portanto, essa tarefa não pode ser projetada de forma padronizada para todos os casos. Com assistência inovadora, adaptável e escalável de um software de gestão, pode analisar os seus processos com mais conforto e segurança.

6. Controlo de credores

Outra tarefa de especial importância para qualquer empresa é o relacionamento com terceiros. O diretor financeiro, com uma boa gestão de pedidos, notas de entrega, previsões e outros índices, pode ajudar a fortalecer posição de qualquer empresa no mercado. Da mesma forma, deve estar especialmente atento ao fluxo de trabalho para gerir pagamentos, cobranças e faturas.

7. Inteligencia financeira

Atualmente, quase todo sistema contablistico é moderadamente complexo. Para que os CFOs não se percam no emaranhado de processos, dados e relatórios, a inteligência artificial aplicada à gestão financeira disponibiliza análises predefinidas específicas. Graças a eles, um controlo mais abrangente do sistema contablistico pode ser estabelecido de forma geral. Desta forma, pode ter certeza de que possui a força e a eficiência necessárias.

 

Siga-nos no LinkedIn