Blog RH | 3 Fevereiro 2020

Millennials: como motivar a Geração Y vía RH

Millennials: como motivar a Geração Y vía RH

É cada vez mais difícil para os RH de uma empresa, atrair e manter o talento jovem. Grande parte dos millennials e das novas gerações já não se sentem atraídos por salários elevados: cada vez mais as pessoas procuram a possibilidade de crescer, e sobretudo, a motivação nos seus postos de trabalho,  mais que uma compensação económica. Então, como fazer uma boa gestão de recursos humanos tendo em conta estas premissas? Nesta publicação, damos algumas dicas para que a geração Y queira trabalhar na sua empresa de forma produtiva e eficiente.

Flexibilidade e bem estar

Ter dias de trabalho com horários flexíveis, ter a possibilidade de trabalhar à distância certos dias ou alguns outros extras – como por exemplo um menú do dia a um preço reduzido ou descontos para um ginásio – são pontos que devem ser considerados pelos gestores de RH. Estes pequenos bónus podem representar uma grande mudança no bem estar emocional dos trabalhadores, especialmente nos millennials, e consequentemente contribuir para um ambiente de trabalho muito mais agradável.

Possibilidade de crescimento

Atualmente, as gerações jovens são ambiciosas e sedentas por mais. Portanto, é essencial que os responsáveis ​​pela gestão dos Recursos Humanos das empresas conheçam melhor que ninguém os objetivos, os pontos fortes e fracos dos seus colaboradores.

Por outro lado, sujeitar os funcionários a uma avaliação periódica pode fornecer aos RH e aos próprios trabalhadores algumas pistas sobre o desempenho das suas funções. Ver que os objetivos estão a ser alcançados pode motivar, o que implica maior produtividade.

Formação, o melhor para que os RH motivem os millennials

Do departamento de RH, é essencial fornecer formação de qualidade que favoreça a dinâmica da empresa. Desta forma, o desempenho dos funcionários tenderá a melhorar e a mobilidade interna será incentivada. Além de ser o melhor método para reter jovens talentos, é uma estratégia essencial para qualquer empresa devido às atuais alterações no ambiente econômico.

Este ponto pode ser algo embaraçoso para a gestão dos recursos humanos. Portanto, a Talentia Learning oferece soluções personalizadas para cada empresa – dependendo do custo ou da duração da formação, por exemplo. Primeiro, compila as solicitações de formação fornecidas tanto pelos funcionários como pelos gestores. Também analisa disparidades entre os requisitos necessárias para o desempenho de uma função e o profissional e, se forem encontradas diferenças, serão enviados alertas para a inclusão de um plano de formação específico.

A aplicação de um dos planos de formação da Talentia Portugal para os recursos humanos de uma empresa traz muitos benefícios. Entre outros, uma gestão completa da formação, o desenvolvimento individual e coletivo, e a motivação das equipas de trabalho.

Se deseja motivar os seus funcionários mais jovens, pertencentes a esta geração Y, desde os RH e não sabe como, oferecer formação pode ser uma ótima ideia, que trará grande valor à sua empresa e ao currículo dos trabalhadores. Faça com que os millennials da sua equipa se sintam envolvidos; atenda às expectativas de formação; otimize orçamentos e financiamentos; e, desenhe planos para o desenvolvimento pessoal. Ao incorporar as soluções Talentia, pode passar a gerir a formação dos seus funcionários sem limitações de espaço ou tempo. Lembre-se daquilo que os millennials procuram das empresas e ofereça-o para reter o grande talento destas novas gerações.

 

Siga-nos no LinkedIn