Blog de Finanças | 15 Abril 2020

Nunca é tarde para a digitalização financeira

Nunca é tarde para a digitalização financeira

A gestão financeira continua a caracterizar-se como uma das tarefas mais sensíveis em qualquer atividade comercial e empresarial. Tendo isso em consideração, o COVID-19 e a potencial crise financeira constituem atualmente a principal preocupação de todos os empresários.

No entanto, a obrigação de optar por dinâmicas de trabalho a partir de casa (teletrabalho) apresentou-se como uma nova a oportunidade de aproveitar as opções oferecidas pela tecnologia e as diferentes ferramentas para acelerar e facilitar o trabalho na gestão financeira digital.

A digitalização da gestão financeira não constitui uma preocupação prioritária, mas preocupa

De acordo, com um estudo recente, sobre o grau de implementação da digitalização no tecido empresarial ao longo do ano de 2019, as empresas – independentemente do seu tamanho – estão plenamente conscientes da importância da transformação digital da sua atividade. Contudo, nem todas destacam essa preocupação como prioridade máxima.

Para as microempresas, as principais preocupações passam pela aquisição de novos clientes e pela evolução do seu sector. À medida que vai crescendo, em tamanho e em complexidade, a empresa vai revertendo a ordem, tendo sempre em conta, os números do lucro obtido. A gestão financeira digital e os seus potenciais benefícios estão obviamente entre os aspectos a serem considerados.

Mas os responsáveis pela gestão financeira apenas dão atenção à digitalização, quando as restantes preocupações prioritárias assim o permitem.

Os benefícios da gestão financeira digital

Podemos garantir que os dados são conclusivos. De acordo, com o estudo mencionado, as vantagens da digitalização da atividade, incluindo a gestão financeira, destacam-se nas estatísticas.

Cerca de 56% dos profissionais independentes e micro empresas consideram que a tecnologia contribuiu consideravelmente para a relação e satisfação dos clientes. O mesmo se verifica em 64% das PMES e 76% das grandes empresas.

A tecnologia atualmente constitui um grande apoio na gestão financeira de qualquer empresa. O caminho certo passa por avançar para a digitalização através de softwares de gestão otimizados. Estes fazem com que os responsáveis do departamento financeiro apresentem um ambiente de gestão colaborativo com informações em tempo real eliminando desta forma os limites geográficos. Tendo em conta, a atual situação do COVID-19 que levou a que uma grande percentagem dos colaboradores realizasse teletrabalho.

Da mesma forma, a gestão financeira digital pode melhorar drasticamente vários aspetos chave de qualquer atividade comercial:

  • Melhoria da eficiência em processos e tarefas;
  • Redução de potenciais erros nos respetivos processos;
  • Diminuição ou otimização dos custos de produção;
  • Poupança na gestão do tempo;
  • Aumento no número de clientes;
  • Melhoria da comunicação com os clientes;
  • Aumento da visibilidade das empresas
  • Melhoria do conhecimento interno e externo das atividades realizadas.

Quais os principais obstáculos para a implementação da gestão financeira digital?

Embora o COVID-19 e a crise financeira que o acompanha possam ser considerados como principais obstáculos a ter em conta na transformação digital da gestão financeira, existem outros que o setor empresarial tinha já identificado.

Estes problemas têm em conta, sobretudo os custos envolvidos e a resistência dos gestores e colaboradores sem qualificação para implementarem soluções digitais.

Conscientes desta situação, a Talentia Portugal, garante a redução dessa resistência, através da constatação de que a gestão financeira digital, não é apenas possível, como viável a nível económico e por isso é conveniente a sua implementação. Apresentamos um serviço de SaaS (Software as a Service), do qual todas as empresas podem beneficiar. Através deste programa é possível dar orientações antes de implementar soluções de gestão financeira, assim como, apoiar durante e após este processo.

Os benefícios da transformação financeira digital são indiscutíveis e fazem parte de um conjunto de formas de compreender as atividades comerciais. Se pretende uma transformação positiva e renovada na gestão financeira da sua empresa, estamos aqui para o ajudar.

 

Siga-nos no LinkedIn