Blog de Finanças | 12 Agosto 2020

Previsões financeiras para 2020 graças ao Intelligent Forecasting

Inelligent Forecasting

As empresas enfrentam o ‘next normal’ com a preocupação de novos surtos de coronavírus. Essa situação reativa a incerteza e os efeitos negativos que podem desestabilizar a gestão financeira pós-COVID-19 dos CFOs. De modo a antecipar os impactos futuros da crise na gestão de negócios e no setor financeiro, o Diretor Financeiro precisa utilizar um modelo de Intelligent Forecasting. Certamente, o diretor financeiro questiona-se como é capaz de fazer previsões financeiras inteligentes na situação atual de incerteza e evolução de vários eventos e variáveis. Com essas previsões, poderá ter visibilidade dos indicadores ou, pelo menos, preparar-se para novos cenários e até o final de 2020.

Vantagens do modelo de Intelligent Forecasting

O modelo de Intelligent Forecasting deve refletir da forma mais simples e realista a situação do negócio. Para que se possam projetar os estados financeiros com base nesses dados atuais e históricos. É preferível que o modelo não seja complexo, pois pode causar os mesmos erros que um incompleto ou irreal.

Com esta ferramenta as previsões financeiras precisam resolver aspetos que, na situação atual, são fundamentais. Por exemplo, os indicadores devem fornecer as informações corretas necessárias no ‘next normal’ da crise de 2020. Além disso, os relatórios devem fornecer uma análise rápida e detalhada do desempenho, etc.

Este modelo de Intelligent Forecasting permite visualizar dados para análise ad-hoc. Por exemplo, de áreas da cadeias de distribuição ou fluxos de geração de receitas mais afetados pela crise. Ou projetos, compras, atividades que exigem um desembolso significativo de recursos. Também, quais as necessidades de curto, médio ou longo prazo ou novas oportunidades.

O CFO e o Business Control Director necessitam trabalhar de forma coordenada para melhorar a precisão do forecast com previsão inteligente. Como resultado, os analistas obterão arquivos do Excel com previsões e os responsáveis pelo processo, um dashboard interativo. Essas informações resultantes podem ser integradas na ferramenta de planificação financeira.

Importância duma ferramenta digital para o Intelligent Forecasting

Para conseguir esse processo é necessária uma ferramenta digital com a qual realizar previsões financeiras inteligentes. E para que os responsáveis e equipas da área financeira e do controlo da gestão trabalhem de forma coordenada.

Muitas empresas estão atualmente em gestão remota de finanças. É vital garantir que os gestores e equipas tenham acesso a informações, figuras e documentos digitalizados em tempo real. Ao automatizar os processos usando fluxos de trabalho, economizam tempo, reduzem o risco de erros e trabalham sempre com rastreabilidade. A solução Talentia Financial Performance permite à direção financeira seguir um modelo de Intelligent Forecasting, melhorando a sua capacidade de simulação e análise para ajustar a estratégia de negócio. Conta com dashboards para as analíticas e é uma ferramenta colaborativa. Com esta pode partilhar dados sobre a evolução das demonstrações financeiras e melhora as previsões financeiras no ‘next normal’.

O CFO e o Business Control Director podem configurar cenários hipotéticos com esta ferramenta “what if” visual e intuitivamente, para comparar e avaliar vários cenários estratégicos com base em inúmeros fatores, condições, taxas, etc. Podem criar facilmente modelos financeiros com base nas informações e dados da empresa que podem ser inseridos em tempo real e executar cálculos configuráveis.

Apenas com essa ferramenta digital pode tomar decisões financeiras de forma proactiva e não reativa. Assim, antes de mudanças bruscas nas condições básicas da empresa, o analista financeiro reagirá adaptando o modelo de Previsão Inteligente à próxima realidade. Desta forma, a empresa poderá gerir alterações estruturais com maior agilidade e garantir negócios.

 

Siga-nos no LinkedIn