Blog RH Non classé | 20 Março 2020

Recursos Humanos 4.0 perante este novo cenário

Recursos Humanos 4.0 perante este novo cenário

As novas tecnologias romperam com força em todos os âmbitos da nossa sociedade.

Também nas empresas, na gestão de RH e no perfil do empregado digital.

Os recursos humanos, as suas motivações e o seu ambiente de trabalho têm­‑se modificado por completo nos últimos anos devido à digitalização. Por tudo isto, tanto as empresas como os departamentos de gestão de recursos humanos devem ser capazes de enfrentar os novos desafios do século XXI e de convertê-los em novas oportunidades.

É evidente que, perante este novo cenário, as empresas devem saber adaptar-se, valorizando o talento dos recursos humanos 4.0 e os benefícios trazidos pela revolução digital. Para tal, conhecer os pontos fortes, as necessidades e as motivações dos colaboradores será uma tarefa primordial na gestão dos RH.

O empregado digital: os recursos humanos tecnológicos e o multitasking

Mas, quais as principais características destes novos profissionais? Normalmente, entende-se por empregado digital o indivíduo com altos conhecimentos tecnológicos ou nativo digital. É multidispositivo, conta com perfis ativos nas redes sociais e tem novos hábitos de consumo baseados nos valores sociais, na transformação e na participação.

Entre estes novos trabalhadores, os seja, os millennials, a experiência como colaboradores e o bem-estar emocional dentro duma empresa são alguns dos aspetos mais relevantes. Uma boa experiência caracteriza-se por vários fatores que se desenvolvem em seguida.

Formação contínua e possibilidades de crescimento a partir da gestão de RH

O conhecimento é poder, e o empregado digital sabe bem disso. Se a gestão de RH de uma empresa deseja reter talento jovem, uma das formas mais eficazes de o levar a cabo é oferecendo conteúdos formativos de alta qualidade. Desta forma, além de favorecer o desenvolvimento, tanto pessoal como profissional, aumenta a eficácia e a produtividade dos recursos humanos e, como consequência é a própria empresa quem obtém um maior benefício.

A formação faz também, com que os colaboradores se sintam mais motivados, já que podem ver possibilidades de mobilidade interna e de crescimento dentro da própria empresa.  A verdade é que, se há algo pelo que se caracterizam as novas gerações é pela ambição. Poder desempenhar novas funções e aspirar a cargos com maior responsabilidade é algo que a gestão de recursos humanos deve oferecer às suas equipas.

Maior flexibilidade, mobilidade e digital workplaces

Aspetos como horários flexíveis ou teletrabalho melhoram consideravelmente a perceção do empregado digital sobre a empresa. Este tipo de comodidades fazem com que as pessoas se sintam mais livres, mais confiantes e com uma maior autonomia na hora de realizar as suas tarefas. Como conclusão, melhora significativamente o clima laboral.

Uma das características mais valorizadas de uma empresa pelos millennials é a possibilidade de se ligarem ao trabalho desde qualquer lugar. É importante referir que estes trabalhadores começam a sua jornada laboral antes de chegar à empresa, já que no trajeto costumam, por exemplo, ligar-se ao e-mail através dos seus smartphones. Por esse motivo a gestão de RH deve ter em conta este tipo de necessidades que os seus colaboradores reclamam e saber adaptar-se às mesmas.

Atualmente, contar com ambientes digitais ajustados ao empregado 4.0, ou por outras palavras, com  digital workplaces, é imprescindível. Os objetivos destes novos espaços de trabalho são vários. Por um lado, a organização tanto de colaboradores como de projetos, por outro lado, centralizar todo o trabalho e por último, potenciar a cultura colaborativa entre todos os trabalhadores.

A Talentia Portugal pode ajudar todos os departamentos de gestão de RH na transformação de capacidades assim como na captação de talento. O Talentia People Development é a melhor solução para tal. Trata-se de um software desenhado especificamente para a gestão de recursos humanos que ajuda consideravelmente ao desenvolvimento do pessoal dentro da empresa de forma contínua.

Não espere mais e contacte-nos para tirar o maior partido do empregado digital.

 

Siga-nos no LinkedIn