Blog RH | 25 Maio 2020

Recursos humanos bem informados, é possível?

Recursos humanos bem informados, é possível?

A crise do coronavírus transformou-se num desafio para o departamento de gestão de recursos humanos. O teletrabalho e as ferramentas necessárias para executá-lo testaram os níveis de digitalização e os recursos de comunicação de muitas empresas. Neste sentido, apresentar soluções de gestão de recursos humanos à distância, irá garantir o fluxo de informações transparentes e em tempo real. Sem dúvida que o COVID-19 tem provocado uma crise para os RH. Para além disto, manter a produtividade e a motivação da equipa que trabalha em casa, não é uma tarefa fácil.

Por esse motivo, os departamentos de gestão de recursos humanos, e comunicação interna desempenham agora mais do que nunca, um papel fundamental. Ambos são responsáveis, por atuar como intermediários entre os trabalhadores e a direção. Por outras palavras, são essenciais para manter os funcionários informados e contribuir para que sintam parte essencial. Apenas desta forma, a gestão bem-sucedida dos recursos humanos será realizada num momento de importância crucial para a sobrevivência da atividade comercial.

Informar, a melhor maneira de cuidar dos recursos humanos

Informação é poder. E os responsáveis pela gestão à distância dos RH, devem estar conscientes disto, ao adaptar a estratégia à situação em que vivemos. As novas tecnologias são capazes de permitir uma excelente comunicação interna, independentemente das limitações geográficas. É por isso que devem tornar-se ferramentas acessíveis para os departamentos de recursos humanos. Mas como manter esse fluxo de comunicação entre empresa e trabalhador?

Embora possa parecer uma tarefa complicada, a verdade, é que por intermédio de um software de gestão de recursos humanos, esse tipo de trabalho pode ser bastante simplificado. Além de todas as ações de comunicação interna, essas ferramentas tornam-se o canal de recursos humanos para informar a importância do trabalho em relação a aspetos relevantes. A continuidade das atividades de gestão de talentos ou de formação à distância são alguns exemplos.

Não existem dúvidas, de que essas informações são essenciais para o dia-a-dia do trabalhador. Além disso, não se deve descurar a comunicação das ações destinadas ao novo plano para o “next normal”. Novos objetivos ou mudanças nos valores estratégicos são questões sobre as quais os trabalhadores devem ter pleno conhecimento. Um trabalhador experiente tornar-se-á de forma automática um colaborador mais motivado.

Para atingir a eficácia da gestão dos RH à distância, a comunicação é crucial e requer esforços de todas as partes. O departamento dos Recursos Humanos tem a responsabilidade de informar toda a empresa sobre os aspetos mais importantes. Enquanto isso, as restantes pessoas devem estar totalmente funcionais e disponíveis ao longo do dia de trabalho.

Recursos humanos bem informados favorece a produtividade

Manter a equipa informada é a única maneira de garantir o seu total envolvimento com a empresa. Durante a crise do coronavírus, as relações interpessoais mudaram drasticamente. Foram forçadas a distanciarem-se e o contacto direto tornou-se um perigo real. Neste momento, é vital que os responsáveis pelos recursos humanos mantenham esse contacto entre departamentos e pessoas mesmo que seja de forma virtual.

Contar com funcionários informados contribui bastante na manutenção de vínculos, e portanto, na proteção da cultura da equipa. Trata-se apenas duma questão de reduzir distâncias, graças às ferramentas disponíveis. Desta forma, a produtividade dos recursos humanos e a eficácia das equipas de trabalho será garantida.

Os funcionários que apesar de trabalharem em casa, continuem em contacto, estarão mais unidos e melhor coordenados. Isto não acontece apenas com os seus colegas, como também, com os outros departamentos, como administração ou recursos humanos. Isto irá traduzir-se diretamente numa melhor organização do trabalho, e, portanto, na redução de tempo e custos. Em suma, a comunicação correta entre as pessoas, irá aumentar exponencialmente a produtividade das equipas.

É certo, por tanto, que a gestão de RH à distância ficará responsável de reforçar o sucesso do trabalho. O contacto diário e a comunicação ágil constituem a melhor forma da empresa transmitir a sua confiança. Para além disso, a motivação dos funcionários será garantida.

Para isso, existem ferramentas e softwares de recursos humanos, que automatizam todos os processos internos e fortalecem as empresas perante o “next normal”. O Talentia HR Suite, por exemplo, é a solução para a gestão de pessoas e desenvolvimento de talentos. Facilita a organização da força do trabalho, a atração e a seleção de novos candidatos ou o desenvolvimento profissional, eliminando barreiras geográficas num ambiente colaborativo.

 

Siga-nos no LinkedIn