A crise do COVID-19 provocou alterações sísmicas que afetam a saúde e a economia mundial. As expectativas dos negócios mudaram, mas essa crise também cria novas oportunidades para inovar. A pandemia destacou como as empresas são realmente vulneráveis e a necessidade iminente de ‘repensar’ e transformar estruturas.

 

The next normal

Após a chegada do COVID-19, os nossos clientes terão um comportamento diferente mas nós também. Todos os estudos indicam que as empresas resilientes terão mais chances de superar e emergir mais fortes, após a crise. Existe uma necessidade urgente de adotar medidas táticas focadas na alta produtividade e com procedimentos mais flexíveis.

A opção de voltar ao “status quo” não é mais contemplada pelos departamentos financeiros nem pelos RH. O que conhecemos como “normal” explodiu e todos os estudos apontam para a construção de um “próximo normal” com os desafios que isso implica.

 

Retos en Finanzas

Retos en RRHH

 

 

Crie modelos operacionais resilientes

Sobreviver a esta recessão requer ação imediata e planeamento para o que está por vir: cenários mais incertos do que as empresas poderiam imaginar.

O momento de atuar e planificar é agora, para construir ‘the next normal’

É hora de desenvolver modelos operacionais para se adaptar e, assim, aproveitar as oportunidades emergentes. Devemos agir agora, para proteger e garantir a continuidade dos negócios; e planear agora para o reorganizar no “próximo normal”.

 

Riscos que surgem com o COVID-19

As ações e planos que realizamos devem solucionar os riscos que nos são apresentados com esta crise, principalmente: em talento, cibersegurança, infraestrutura e operações.

Riesgos-de-Empleados

Riscos em talento

Essa situação coloca o talento da sua empresa em risco. Devemos gerir as equipas remotamente, mantendo a comunicação contínua. E, é claro, criar planos de backup em caso de saídas.


Mais informação
Riesgos-de-ciberseguridad

Riscos de cibersegurança

O “online” está a passar por um crescimento exponencial. Portanto, ter a segurança de ter todos os certificados é essencial para se poder concentrar no trabalho e não nas suas condições.


Mais informação
Riesgos-de-infraestructuras

Riscos de infraestruturas

Dado o fato de as equipas estarem a trabalhar de forma remota, é necessário ter uma infraestrutura que o permita. Além disso, precisamos ter medidas e suporte que respondam a possíveis falhas.


Mais informação
Riesgos-operativos

Riscos operacionais

É hora de ter planos: planos de reação, planos de recuperação para possíveis problemas e planos para garantir o financiamento da empresa no curto e médio prazo, entre outros.


Mais informação

Descubra todas as notícias sobre as implicações do COVID-19 nos departamentos financeiro e de RH